O grande encerramento dos oito dias de comemorações artísticas, culturais, esportivas e de lazer pelo aniversário de Salvador acontece a partir das 17h deste domingo (29), na Praça castro Alves, onde será encenado o espetáculo “Salvador, 466 Anos de Paz e logo depois, às 19h, tem o show do Padre Fábio de Melo. O evento marca o fim do festival da Cidade, promovido Pela Prefeitura com patrocínio do Shopping da Bahia e o início das celebrações da Semana Santa, que tem no Festival Artes do Sagrado, também patrocinado pelo poder municipal a sua versão cultural e religiosa.

A encenação que a Prefeitura montou para homenagear a cidade reunirá centenas de baianas, capoeiristas e percussionistas. Serão tr~es grupos, que entrarão na Praça do Poeta de lados diversos para compor o mosaico que forma a cultura da cidade homenageada. A direção é o ator e diretor teatral Fábio Bittencourt. Intitulada “Salvador: 466 Anos de Paz”, a apresentação fará o simbólico abraço na primeira capital do país.

De acordo com o presidente da Saltur, Isaac Edington, o espetáculo “Salvador 466 Anos de Paz” será um dos momentos mais emblemáticos do Festival da Cidade 2015, quando ícones da cultura se encontrarão na Praça Castro Alves, um dos cartões-postais da nossa cidade. “Tenho certeza que será uma bela apresentação e que vai marcar o aniversário de 466 anos de Salvador”, destacou.

Ricardo Bittencourt afirmou que os 466 representantes de cada grupo sairão de pontos distintos: as baianas virão da Praça Municipal, os percussionistas da Carlos Gomes e os capoeiristas da Ladeira de São Bento, até chegar à Praça Castro Alves, onde, juntos, cantarão os parabéns para Salvador. “Existe ato maior do que celebrar e confraternizar com a população? Uma celebração, cantando parabéns no ritmo percussivo, um instante de festa, dos parabéns, junto ao público, tem que estar lá para ouvir”, afirmo o diretor.

Padre Fábio de Melo - Na data do seu aniversário, a capital baiana recebe, pela primeira vez, o show do Padre Fábio de Melo, que a partir das 19h encerra os oito dias de programação multicultural do Festival da Cidade 2015. Aos pés do poeta e de frente para a Baía de Todos os Santos, o sacerdote apresenta o seu novo trabalho, ‘Solo Sagrado’, dando as bênçãos à cidade em comunhão com os milhares de fiéis que prometem lotar a Castro Alves. O padre, que está em viagem de peregrinação pela Itália, veio a Salvador especialmente para a apresentação.

Em celebração e congraçamento, o público irá cantar em coro canções consagradas do Padre Fábio, como “Tudo É do Pai”, “Tudo Posso” e “A Mão de Deus”, além de conhecer as composições inéditas “Oração da Manhã”, “Origens” e “Um Coração Igual ao Teu”. Conhecido por evangelizar pela arte, Padre Fábio de Melo, uma das mais conhecidas vozes católicas do país, tem 17 anos de carreira, 16 CDs e 4 DVDs lançados. Em todos eles, mensagens bíblicas, que falam de amor e paz. Como cantor, o sacerdote faz mais de 100 shows por ano, em que prega a palavra de Deus através da música.

Transporte e segurança - Para o show de encerramento do Festival da Cidade, a Prefeitura de Salvador preparou um esquema especial de transporte. O sistema de transporte coletivo por ônibus terá o prolongamento de 15 linhas no Terminal da Barroquinha (69 veículos), e 39 linhas da Estação da Lapa (158 veículos) até a meia-noite.

Neste dia, a frota reguladora contará com cinco ônibus na Barroquinha e outros seis na Lapa. Já o Subsistema de Transporte Especial Complementar terá o prolongamento de 12 linhas, com um total de 44 veículos fazendo o trajeto até o Elevador Lacerda.

A segurança também ser será reforçada, com um efetivo mais da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Vale lembrar que a venda de carne em espetinhos de madeira está proibida, juntamente com a venda de bebidas irregulares. Haverá fiscalização e quem descumprir as determinações será punido.