A festa de aniversário de Salvador também teve cidadania, esporte e lazer no último dia do Festival da Cidade 2015. Centenas de pessoas foram ao Dique do Tororó na manhã deste domingo (29) para a estreia do Expresso da Cidadania, novo projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps). Das 8h às 13h, as ruas que beiram o Dique estiveram parcialmente interditadas para a realização de atividades esportivas, serviços socioassistenciais e, principalmente, atividade de lazer para crianças de todas as idades.

Presente ao evento, Bruno Reis, secretário da Semps, destacou o fato de a primeira edição do evento acontecer no aniversário da cidade. “A população de Salvador merece um evento como esse no dia em que sua cidade celebra os seus 466 anos. O Expresso da Cidadania começa hoje com atividades diversas que contemplam as famílias soteropolitanas e buscam levar alegria, informação e diversão para todos”, pontuou.

A manhã foi dedicada, principalmente aos pequenos, que puderam aproveitar brinquedos como castelinho, tobogã, cama elástica, pinturas, além de recreação com Tio Paulinho. Para as famílias, o Expresso ofereceu atividades esportivas com aulas de aeróbica, boxe, capoeira, alongamento, caratê, além de serviços de avaliação antropométrica, dicas de nutrição, orientação sobre benefícios como Bolsa Família, Cadastro Único, Carteira do Idoso, Passe Livre e sobre direitos como combate ao trabalho infantil, negligência, abuso sexual e violência psicológica.

“Domingo é um dia de descanso, da família. É muito bom ter uma opção de lazer no domingo que oferece a oportunidade da família aproveitar junta a cidade. Brinquedo para as crianças, balcões de dicas de saúde, tudo bem organizado e de graça”, afirmou Bruno Maia, atendente de telemarketing que passeava com esposa e filho.