O Monumento a Clériston Andrade, um dos principais símbolos de Salvador localizado na Avenida Anita Garibaldi e que sofreu incêndio em outubro de 2013, vai ser entregue completamente recuperado pela Prefeitura nesta segunda-feira (30), às 18h, ainda como parte das comemorações pelos 466 anos da capital baiana. A ação de requalificação da obra de Mário Cravo Jr. conta também com intervenções urbanísticas no entorno da peça. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e executada pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) com apoio de órgãos como a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Limpurb e Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop).

O trabalho de recuperação da obra teve a parte civil realizada pela Prefeitura e a parte artística foi coordenada pelo próprio Mário Cravo Jr. Além da moldagem das calotas semi-esféricas com superfície em fibra de vidro, foi aplicada tonalidade próxima à utilizada na peça original de 1983, ano em que o monumento foi instalado. Foram promovidas ainda a recolocação das placas individuais de latão e restauração da camada superficial da figura da cabeça de Clériston Andrade, dentre outros itens.

Os principais itens da requalificação da parte civil da obra foram a retirada do revestimento em mármore, assentamento do mármore novo, impermeabilização da laje da cobertura, estabilização do espelho d’água e recuperação urbanística do entorno. Todo o trabalho foi feito minuciosamente, visando a preservação das características originais da obra artística.

Com 14 metros de altura, o Monumento a Clériston Andrade tem estrutura formada por materiais como alumínio, fibra de vidro, chapas de cobre, mármore e concreto. A obra foi lançada em 1983 em homenagem ao ex-prefeito de Salvador, Clériston Andrade, que morreu um ano antes vítima de um acidente de helicóptero durante campanha ao governo da Bahia. Em outubro de 2013, sofreu incêndio que atingiu fortemente a estrutura da peça.

Nova área de lazer - Para que os cidadãos possam aproveitar melhor o monumento recuperado, o entorno do Clériston Andrade, no canteiro central da Garibaldi, vai contar com uma nova área de lazer, com pista de cooper e passeios completamente recuperados, parque infantil, Academia da Saúde e iluminação especial. As intervenções contaram ainda com poda de árvores, limpeza do sistema de drenagem, nivelamento e substituição das grelhas de sarjeta danificadas.