Avenida Magalhães Neto recebe 2° Virada Ciclística Salvador Vai de Bike com duração de 36h

 

Salvador recebe, dentro da programação do Festival da Cidade, a 2° Virada Ciclística Salvador Vai de Bike, que este ano vai durar 36h, 12h a mais do que sua primeira edição. O evento será realizado na Avenida Professor Magalhães Neto, que se tornou referência na prática de esportes e lazer a céu aberto nos domingos e feriados quando tem parte da via interditada e recebe dezenas de usuários de bicicleta, patins, skates e afins. A 2° Virada Ciclística está marcada para acontecer entre às 6h do dia 02 de abril (sábado) às 18h do dia 03 (domingo).

 

Gratuita, a Virada Ciclística, realizada em parceria entre o Movimento Salvador Vai de Bike, Empresa Salvador Turismo (Saltur) e ATP Run, tem o objetivo de estimular o uso da bicicleta como lazer e esporte, além de chamar a atenção para a educação no trânsito, o respeito ao ciclista e a consciência social na utilização de meios de transporte alternativos e não poluentes.

 

Durante às 36h, atletas e amadores do ciclismo fazem uma ativação ininterrupta de pedaladas na região, ocupando a avenida durante todo o período. O evento também é uma opção de lazer para toda família e, portanto, contará com uma programação ampla.

 

Para os 500 primeiros participantes, o Salvador Vai de Bike trocará a inscrição por brindes, incluindo camisetas do evento, e cupons para participação em sorteios. Para realização da inscrição será necessário levar 1kg de alimento não perecível ou um pacote de leite em pó, que serão destinadas às creches públicas do município.

 

O evento trará também “Escolinha Bike” para às crianças de 02 a 07 anos. No local, as crianças podem pedalar nas minibicicletas “laranjinhas” em um circuito inflável, que garante ainda mais segurança aos pequenos. O objetivo da ação, que é patrocinado pelo Itaú em parceria com a Compartibike, é ensinar aos pequenos como andar de bicicleta em centros urbanos, mantendo-os em contato com as regras de trânsito.

 

Mais um ano, mais ciclistas - A Virada Ciclística conta também com a participação da Escola Bike Anjo (EBA). A rede de ciclistas conhecidas por promover, mobilizar e ajudar pessoas a começarem a utilizar bicicletas estará com cerca de 20 instrutores no local, dispostos a ensinar crianças e adultos a dar as primeiras pedaladas. Os “bike anjos” estarão no local das 10h às 17h, no domingo.

 

Para o presidente da Saltur e coordenador do Movimento Salvador Vai de Bike, Isaac Edington, a Virada Ciclística é uma oportunidade de reunir diversos públicos ciclistas para ocupação das ruas. “O sucesso de público nas interdições realizados nos fins de semana da Avenida Magalhães Neto vem mostrando como o soteropolitano é adepto do esporte e lazer ao ar livre. A Virada Ciclística ocorrida no último ano foi pioneira nisso. Com certeza o sucesso irá se consolidar nessa segunda edição.

 

Tendas - No canteiro central da avenida será instalada uma tenda com 50 bicicletas “azuizinhas” para empréstimo. O credenciamento é feito presencialmente ou pelo site: https://www.ciclofaixa-ssa.com.br. O cadastro é rápido e único e o valor do credenciamento é R$1, feito através de cartão de crédito. O limite de uso é de 2h, sendo possível fazer o empréstimo mais de uma vez no mesmo dia.  Uma tenda de Suporte Mecânico também será montada para realização de reparos ás bikes participantes.  

 

No local, funcionará Food Trucks e Food Bikes, com opções variadas – como crepe, tapioca, pizza, sobremesa, salgados, sanduíches, yakisoba e muito mais. As Trucks e bikes funcionarão no sábado (02), das 16h à 0h, e no domingo (03) das 9h às 18h. Além de garantia de boa comida, haverá a participação de DJ e da “Banda dos Cliclistas”, no sábado, a partir das 18h.

 

Trânsito - Para a realização da Virada Ciclística Salvador Vai de Bike 36h, a Avenida Magalhães Neto será fechada gradativamente, chegando a totalidade da via a partir das 18h do sábado, quando haverá uma faixa para carro entre o GBarbosa (Costa Azul) e a Av. Tancredo Neves. A Transalvador participará da ação e haverá trechos alternativos para os motoristas.

 

A 2° Virada Ciclística Salvador Vai de Bike/36h é apoiada pela Transalvador, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria de Ordem Pública (Semop), Limpurb e RunFederação Baiana de Ciclismo (FBC).