Prefeitura prepara esquema especial de serviços para Festival da Cidade

A Prefeitura oferece diversos serviços para soteropolitanos e turistas que vão aproveitar a programação do Festival da Cidade neste final de semana. Realizado pelo quarto ano consecutivo, o evento integra as comemorações do aniversário de 467 anos de Salvador e segue até domingo (3) em diversos pontos da capital, com seis palcos armados e várias atrações culturais. Toda a programação está disponível no site www.festivaldacidade.salvador.ba.gov.br

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) realiza diversas ações de ordenamento do comércio informal nos dias da festa, com o apoio efetivo da Guarda Civil Municipal, Limpurb, Salvamar e demais autarquias vinculadas. Nas atividades referentes aos ambulantes, a secretaria terá 30 fiscais atuando no final de semana a fim de coibir irregularidades como a comercialização de carnes em espetinhos, venda de bebidas acondicionadas em garrafas de vidro e produzidas artesanalmente.

A fiscalização também apreenderá objetos perfurocortantes, proibidos em decretos municipais, visando garantir a segurança dos cidadãos no evento. Para o final de semana serão distribuídos 638 sanitários para atender a demanda do público que irá conferir o festival na região do Campo Grande, Praça da Sé, Bonfim, Rio Vermelho, São Tomé de Paripe, Pituba, Tubarão e Barra, que neste sábado (2) contará com o show da dupla Caetano Veloso e Gilberto Gil, celebrando 50 anos de carreira.

Para garantir a segurança daqueles que vão aproveitar o final de semana nas praias da cidade, seja apenas por diversão ou para a prática de esportes, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) atuará com 15 agentes, com incremento dos trabalhos na orla do Jardim de Alah, onde os festejos acontecem durante o dia.

Antes do início do festival, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) realizou uma série de vistorias nos espaços onde iriam ocorrer as festividades. Durante o trabalho alguns proprietários de bares e restaurantes foram notificados por descumprimento de determinações como venda de bebida em garrafas de vidro, por exemplo. A partir desta quinta-feira (31), os técnicos da Sucom iniciam a fiscalização dos palcos para verificar se as recomendações de segurança estão sendo cumpridas e se as estruturas não oferecem risco à população.

Para garantir a segurança do patrimônio público, atuar como apoio dos órgãos municipais e realizar o patrulhamento preventivo dos locais onde as festividades acontecem, a Guarda Municipal terá cerca 40 homens em atividade.

Social - A Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) atuará dando apoio técnico no evento Super Sacada, no sentido de mobilizar a comunidade que pratica vôlei, via articulação com federação baiana e jogadores. O Super Sacada acontecerá na praia do Jardim de Alah neste sábado (02), das 7h às 16h, e contará com a participação de quase quatro mil pessoas, entre estudantes de escolas públicas, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência. Para participar do projeto é preciso se inscrever no site http://supersacada.org.br/ e doar 2kg de alimentos não perecíveis. O local ainda contará com Food Trucks e Food Bikes, que levarão um cardápio diversificado para o espaço, inclusive com opções para um café da manhã fitness.

Mobilidade - Em função da realização das apresentações de Fitdance e os shows de Jorge Zarath e Nelson Rufino, no bairro de Itapuã, no sábado (2), os veículos com destino à Rua Professor Souza Brito, Jardim Encantamento, Loteamento Pedra do Sal, Alameda da Praia e adjacências terão como opção de tráfego a Avenida Dorival Caymmi, Rua Paulo Afonso Baqueiro, Ladeira do Mirante do Abaeté, Largo do Abaeté e Ladeira do Abaeté. Já para os veículos que circulam pelo trecho interditado com destino a Nova Brasília de Itapuã terão como opções a Avenida Dorival Caymmi, Rua Paulo Afonso Baqueiro, Ladeira do Mirante do Abaeté e Largo do Abaeté.

No domingo (3), por conta da apresentação do grupo Alavontê, no Dique do Tororó, ocorrerá a interdição do tráfego de veículos, das 8h às 14h, na Avenida Presidente Costa e Silva - via que margeia o Dique - e Rua da Telebahia. Os itinerários das linhas que trafegam neste trecho também sofrerão alterações que serão detalhadas pela Secretaria de Mobilidade (Semob).