Chegou ao fim o Festival da Cidade 2016 com um saldo muito positivo. Foram 2 mil artistas envolvidos, 100 apresentações, 38h de música, 19 bairros, oito dias de festa e seis palcos.

Grandes nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Alinne Rosa, Chiclete com Banana, Aloísio Menezes, Juliana Ribeiro, Márcio Melo, CBX Samba Clube, Oito7Nove4, Luciano Calazans, Alavontê, Malê de Balê, Jorge Zarath, Nelson Rufino, Jammil e Uma Noites e Ricardo Bitencourt embalaram os quatro cantos da cidade. Que ainda contaram com apresentações de circo, teatro, poesia, fotografia e uma série de iniciativas culturais.

As atrações culturais fazem parte dos editais municipais de cultura Arte em Toda Parte – Ano III e Arte Todo Dia – Ano II, com ações especiais para a semana do aniversário de Salvador. Todas essas ações são coordenadas pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), com o intuito de democratizar a cultura local, dando mais visibilidade aos artistas da terra. Os equipamentos culturais municipais Casa do Benin, o Espaço Cultural da Barroquinha, a Biblioteca Edgard Santos e o Teatro Gregório de Mattos também tiveram apresentações de grande sucesso.

A turma do FitDance, um dos maiores grupos de dança do país com mais de 1 milhão e 200 mil seguidores, também embalou a festa em duas apresentações no sábado (02), na Barra e em Itapuã. Sem contar no sucesso das apresentações orquestradas, realizadas pelos maestros Fred Dantas, Paulo Primo, Zeca Freitas e Latieres Leite (Rumpilezz), na noite de sexta-feira (01) no Rio Vermelho e Ribeira.

“O Festival da Cidade só cresce a cada ano, não só por conta de suas atrações, como também pela extensão a que chega, dando oportunidade ao soteropolitano de ficar ainda mais perto da cultura, arte e momentos de lazer gratuito e de qualidade”, ressalta o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

Super Sacada: Foram mais de quatro mil pessoas reunidas nas areias do Jardim de Alah. Todas com o objetivo de participar de um grande evento de vôlei amador. Essa foi a primeira edição do evento que já se configurou como o maior do mundo e pode em breve entrar para o livro dos recordes.

Salvador Vai de Bike: O projeto trouxe dois super eventos para o Festival da Cidade 2016: a 2° Virada Ciclística Salvador Vai de Bike 36h e o Passeio Ciclístico Bike Nigth Tour II, ambos com sucesso de público. Foram cerca de 2 mil pessoas nos dois dias da Virada Ciclística, que contou ainda com 247 pessoas atendidas pela Escola Bike Anjo, ou seja, contribuiu para formar mais centenas de pessoas admiradores da bicicleta.

No sábado e no domingo as azuizinhas foram emprestadas 371 vezes e 500 pessoas participaram do passeio noturno Bike Nigth Tour II.